Quais perguntas fazer para o entrevistador?
Poucas pessoas pensam em quais perguntas fazer para o entrevistador durante uma entrevista de emprego. Isso é uma pena, porque assim, elas podem perder uma ótima oportunidade.
Esta falta de interação com o recrutador tem duas explicações. A primeira é que o candidato pode ter receio de fazer perguntas e soar como tentativa de inverter os papéis. A segunda é que as perguntas para entrevista de emprego é um conceito mais difundido. Resumindo: muito é falado sobre o que os profissionais de RH querem ouvir e pouco ou quase nada é discutido sobre o que o aspirante a colaborador quer saber.
Mas, lembre-se que os questionamentos desta entrevista reversa precisam ser fundamentados e mostrar que você realmente deseja ocupar a vaga aberta. Portanto, perguntas sobre emendas de feriados, como é a escala de trabalho no carnaval, por exemplo, pode demonstrar preocupação somente com o lazer.
Para falar sobre quais perguntas fazer para o entrevistador, decidimos separá-las em três grupos: sobre a empresa, sobre a função e sobre o recrutamento. Desta forma, acreditamos tornar a leitura mais proveitosa e fazer que você demonstre mais desenvoltura no processo de seleção.
O que perguntar sobre a empresa?
Caso eu seja aprovado, como será a minha adaptação?
Por mais capacitado que você seja, vai precisar de um período de adaptação para assimilar os procedimentos, uso do sistemas e prazos. Faça todas as perguntas necessárias sobre o assunto.
Há plano de carreira?
Ninguém quer ficar anos em uma empresa na mesma função. Portanto, uma das perguntas mais importantes a fazer é se ela prestigia seus talentos. Questione a existência de lideranças que ocuparam cargos mais modestos no começo. Tal interesse revela que ficar na zona de conforto não é com você.
Programas de treinamentos
A companhia pode ajudar no crescimento de seus colaboradores. Se você considera importante, não tenha medo de perguntar se há programas de treinamentos internos para atualizar os conhecimentos nas habilidades da função e programas de descontos para cursos de idiomas, graduação e pós-graduação revelam o compromisso.
Como é a política de feedback?
A tradução de feedback é retorno. No âmbito corporativo, o feedback é o retorno sobre o trabalho desenvolvido. Atualmente, os gestores apostam nisso para promover a motivação dos funcionários. Companhias que investem nisso entendem a importância do funcionário para o crescimento.
Programas de inclusão, diversidade e sustentabilidade
Se preparar para a entrevista inclui pesquisar sobre onde pretende ingressar. Nisso, você vai descobrir as áreas de atuação, missão e valores da companhia. Uma boa pergunta sobre estes dois últimos aspectos é perguntar o que a corporação pensa a respeito da inclusão de pessoas com deficiência, negros, mulheres, pessoas trans, imigrantes, refugiados e iniciativas na área ambiental.
O que perguntas sobre a função?
Como será o cotidiano do cargo?
Isso inclui detalhamento das atividades, quais os principais, resultados esperados por período e também se haverá contato com outros times. Caso haja esta conexão, peça esclarecimentos sobre quem são essas pessoas e qual a ferramenta de comunicação.
Se precisar trabalhar em casa, a empresa disponibilizará equipamentos?
É importantíssimo saber disso. Se a empresa não fornece mobiliário e computadores, o funcionário precisa adaptar o que tem em casa para cumprir suas responsabilidades.
Em caso de aprovação, quais deverão ser minhas primeiras prioridades?
Os primeiros dias de trabalho são desafiantes. Se ambientar com o novo local, as pessoas, cultura de organização e as atribuições exigem muito do psicológico. Por isso, ter clareza sobre o que é esperado ajuda você a se organizar para os novos desafios.
O que é considerado um dia típico de trabalho?
Como as tarefas são organizadas: direcionadas ou à disposição de quem estiver disponível? Há padrões de prioridade, caso sim, quais são? A quem devo recorrer quando tiver dúvidas? O contato é pessoal ou por e-mail?
O que é considerado um dia atípico?
Por mais que haja organização no ambiente, as coisas podem não sair conforme o planejado. Pergunte o que é considerado um dia atípico e o que é feito para contornar situações assim.
O que perguntar sobre o recrutamento?
Haverá etapas presenciais ou à distância?
Se você está cara a cara com o recrutador, pergunte se haverá etapas à distância Em caso de ser entrevista on-line, questione a possibilidade de etapas presenciais. Estar a par dos formatos dos processos de seleção ajuda a você a se programar.
Alguma etapa será em outra cidade?
Tudo que exige viagem demanda planejamento. Caso alguma etapa seja em outra localidade, pergunte para você planejar. Lembre-se que antecipar-se é sempre melhor do que fazer tudo correndo.
Haverá alguma etapa com lideranças?
Caso haja a intermediação de uma consultoria de RH, a primeira entrevista é com ela. Quando é assim, os candidatos são submetidos a outros testes na empresa e alguns podem ser com lideranças. Mais uma vez poder ter uma prévia do que pode acontecer favorece em sua preparação.
Há algum canal de comunicação para dúvidas sobre o processo?
Algumas empresas disponibilizam chat ou e-mail para os candidatos tirarem dúvidas sobre a seleção. Verifique isso e caso a resposta seja sim, pergunte como acessar o canal. Perguntou e a resposta foi não? Mantenha-se sempre atento a sua caixa de e-mail e WhatsApp para não perder nada.
Como o resultado será divulgado?
O feedback da entrevista será por e-mail ou telefone e qual o prazo estimado? Haverá retorno para todos ou quem não receber contato é sinal que não houve aprovação? O cuidado e principalmente a falta dele em relação às respostas de processos seletivos pode falar muito sobre a companhia.
Perguntas ao entrevistador: qual o momento certo para fazê-las?
Uma entrevista de emprego é dinâmica, portanto, encaixe suas dúvidas no decorrer da conversa, assim como você faz nas conversas em sua vida pessoal. No que Jamais deixe para perguntar após se despedir do recrutador, do contrário, vai demonstrar que não sabe organizar o tempo ou que é desligado.
Claro que será difícil fazer tantos questionamentos de uma vez só. Daí a importância de entrar no site da empresa, a fim de descobrir tudo o que for possível e relevante. Fazer uma pergunta sobre assuntos que estão na internet pode tirar pontos de você, por não ter se dedicado a uma pesquisa.
Sobre o número de perguntas, o ideal é que sejam entre três e cinco. Contudo, é bom ter uma lista com dez. Elas devem exigir desenvolvimento do entrevistador, porém, não podem ser complexas a ponto de tornar o processo maçante.
Em relação ao salário, espere ser questionado sobre isso. Antecipar-se pode mostrar que você está desesperado. Entendemos que a situação está difícil, mas “passar o carro na frente dos bois” só vai atrapalhar seu desempenho.
Com esta relação de quais perguntas fazer para o entrevistador, esperamos auxiliar você a surpreendê-lo. Entretanto, não esqueça de manter o currículo sempre atualizado, além de chegar na entrevista com antecedência e vestido de forma adequada.