Como fazer um Currículo da maneira certa? Confira as melhores dicas!

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como fazer um currículo

Aprenda como fazer um currículo da maneira certa!

Segundo especialistas, o currículo deve atender as expectativas da vaga como cita a matéria do Extra.

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O currículo é uma espécie de documento, no qual reunirá seus principais dados pessoais.

Porém, existem alguns detalhes essenciais para você se destacar.

Confira as melhores dicas de como fazer um currículo aqui neste artigo.

Como fazer um Currículo? Principais detalhes

A maneira certa de como fazer um currículo é separar informações nestas categorias:

  1. Dados pessoais – nome completo, data de nascimento e contatos. Nunca coloque o CPF ou outras informações invasivas
  2. Objetivo – é o campo onde vai explicar o motivo de ser selecionado
  3. Formação Acadêmica – mencione os cursos realizados (ensino médio, graduação, etc.), informando o nome da instituição e o ano de conclusão
  4. Qualificações – aqui o ideal é listar suas habilidades acumuladas ao longo de sua atuação em outras empresas, por exemplo
  5. Atividades profissionais – escreva o nome da empresa, período e cargo; pode incluir suas principais funções. A organização sempre deve ser da atual à mais antiga.

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A organização é mais um ponto essencial, deste modo um currículo bem montado respeita a seguinte ordem:

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  1. Apresentação – aqui estarão os dados pessoais e seus objetivos
  2. Qualificações – pontos nos quais te qualificam
  3. Formação Acadêmica – fale da sua escolaridade
  4. Experiência profissional – tópico bastante importante, pois lista seus outros trabalhos
  5. Complementos – pode listar outros cursos realizados.

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Atualmente é possível fazer o envio de currículos pela internet.

É preciso entender como funciona o processo seletivo do contratante.

Nele se descreve as diretrizes da seleção, e o que se espera do candidato.

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O passo seguinte é estruturar o seu currículo a fim de atrair o recrutador.

Sem dúvida, a objetividade e clareza são os aspectos mais recomendados.

Nunca esqueça de transmitir informações pertinentes ao recrutamento.

Geralmente, são usados 2 formatos básicos de currículos:

  • Simples – é o modelo mais comum, no qual se lista todos os dados profissionais e alguns pessoais. O exemplo são os formulários online nos sites de empresas
  • Cronológico – se organiza priorizando detalhes, sobretudo da carreira, pertinentes a vaga preterida. Aqui é importante afirmar a experiência em determinada área.

Confira as nossas principais dicas para currículo!

Quando for fazer um currículo, escolha o tipo mais interessante para o seu caso.

O layout do currículo precisa seguir estas recomendações:

  • Se for fazer impressão do documento, escolha folhas A4, brancas e utilize uma impressora de qualidade a fim de evitar rasuras
  • A tinta da impressão deve ser preta ou cinza escuro. Não queira inovar com várias cores, pois soará como falta de formalidade
  • Na digitação, selecione o tamanho 12 para fonte, e os tipos podem ser Time News Roman, Verdana ou Arial
  • Nos subtítulos você pode utilizar a fonte tamanho 14.

Caso envie como um anexo, salve o currículo na extensão PDF.

Esse formato é o mais comum, mesmo em preenchimentos virtuais.

Evite enviar arquivos no formato do Word, pois seus dados podem ser alterados facilmente.

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Principais dicas para currículo

Para evitar qualquer erro ao fazer a construção do seu currículo da melhor forma, siga estas dicas:

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  • De forma alguma intitule “curriculum vitae”
  • Evite usar o pronome “eu”, escreva o texto prestigiando a impessoalidade, como num texto dissertativo
  • Não é necessário informar sua pretensão salarial, pois está é uma conversa que terá com o recrutador
  • Também não precisa descrever os motivos da dispensa ou saída de empregos anteriores
  • Os certificados são entregues ao Recursos Humanos quando você for assinar o contrato, nunca os anexe ao currículo.

A orientação mais importante de como fazer um currículo é sempre dizer a verdade.

Nunca coloque uma informação que não pode ser comprovada.

Após seguir essas indicações, sua apresentação atenderá as expectativas do recrutador!

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Por Giuliane Bonetti em 20/05/2021 Graduada em Direito e Ciências Contábeis pela Unoesc, e uma das escritoras oficiais do blog. Meu objetivo é mantê-lo informado com conteúdo de exclusivo e de qualidade!