Como fazer um Currículo da maneira certa? Confira as melhores dicas!

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como fazer um currículo

Aprenda como fazer um currículo da maneira certa!

Segundo especialistas, o currículo deve atender as expectativas da vaga como cita a matéria do Extra.

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O currículo é uma espécie de documento, no qual reunirá seus principais dados pessoais.

Porém, existem alguns detalhes essenciais para você se destacar.

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Confira as melhores dicas de como fazer um currículo aqui neste artigo.

Como fazer um Currículo? Principais detalhes

A maneira certa de como fazer um currículo é separar informações nestas categorias:

  1. Dados pessoais – nome completo, data de nascimento e contatos. Nunca coloque o CPF ou outras informações invasivas
  2. Objetivo – é o campo onde vai explicar o motivo de ser selecionado
  3. Formação Acadêmica – mencione os cursos realizados (ensino médio, graduação, etc.), informando o nome da instituição e o ano de conclusão
  4. Qualificações – aqui o ideal é listar suas habilidades acumuladas ao longo de sua atuação em outras empresas, por exemplo
  5. Atividades profissionais – escreva o nome da empresa, período e cargo; pode incluir suas principais funções. A organização sempre deve ser da atual à mais antiga.

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A organização é mais um ponto essencial, deste modo um currículo bem montado respeita a seguinte ordem:

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  1. Apresentação – aqui estarão os dados pessoais e seus objetivos
  2. Qualificações – pontos nos quais te qualificam
  3. Formação Acadêmica – fale da sua escolaridade
  4. Experiência profissional – tópico bastante importante, pois lista seus outros trabalhos
  5. Complementos – pode listar outros cursos realizados.

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Atualmente é possível fazer o envio de currículos pela internet.

É preciso entender como funciona o processo seletivo do contratante.

Nele se descreve as diretrizes da seleção, e o que se espera do candidato.

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O passo seguinte é estruturar o seu currículo a fim de atrair o recrutador.

Sem dúvida, a objetividade e clareza são os aspectos mais recomendados.

Nunca esqueça de transmitir informações pertinentes ao recrutamento.

Geralmente, são usados 2 formatos básicos de currículos:

  • Simples – é o modelo mais comum, no qual se lista todos os dados profissionais e alguns pessoais. O exemplo são os formulários online nos sites de empresas
  • Cronológico – se organiza priorizando detalhes, sobretudo da carreira, pertinentes a vaga preterida. Aqui é importante afirmar a experiência em determinada área.

Confira as nossas principais dicas para currículo!

Quando for fazer um currículo, escolha o tipo mais interessante para o seu caso.

O layout do currículo precisa seguir estas recomendações:

  • Se for fazer impressão do documento, escolha folhas A4, brancas e utilize uma impressora de qualidade a fim de evitar rasuras
  • A tinta da impressão deve ser preta ou cinza escuro. Não queira inovar com várias cores, pois soará como falta de formalidade
  • Na digitação, selecione o tamanho 12 para fonte, e os tipos podem ser Time News Roman, Verdana ou Arial
  • Nos subtítulos você pode utilizar a fonte tamanho 14.

Caso envie como um anexo, salve o currículo na extensão PDF.

Esse formato é o mais comum, mesmo em preenchimentos virtuais.

Evite enviar arquivos no formato do Word, pois seus dados podem ser alterados facilmente.

Se você não possui experiência, faça o seu Currículo Jovem Aprendiz!

Principais dicas para currículo

Para evitar qualquer erro ao fazer a construção do seu currículo da melhor forma, siga estas dicas:

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  • De forma alguma intitule “curriculum vitae”
  • Evite usar o pronome “eu”, escreva o texto prestigiando a impessoalidade, como num texto dissertativo
  • Não é necessário informar sua pretensão salarial, pois está é uma conversa que terá com o recrutador
  • Também não precisa descrever os motivos da dispensa ou saída de empregos anteriores
  • Os certificados são entregues ao Recursos Humanos quando você for assinar o contrato, nunca os anexe ao currículo.

A orientação mais importante de como fazer um currículo é sempre dizer a verdade.

Nunca coloque uma informação que não pode ser comprovada.

Após seguir essas indicações, sua apresentação atenderá as expectativas do recrutador!

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Por Giuliane Bonetti em 20/05/2021 Graduada em Direito e Ciências Contábeis pela Unoesc, e uma das escritoras oficiais do blog. Meu objetivo é mantê-lo informado com conteúdo de exclusivo e de qualidade!